No ano passado as duas aconteceram antes da minha estreia no mundo das corridas. E por motivos diferentes eu desejava muito botá-las no currículo. Porém, estou no meio da preparação para a próxima prova alvo (que será assunto para outro post). Então, para não ficar de fora, decidi usá-las como parte do treinamento.
3º DESAFIO DAS TORCIDAS
Essa foi 3ª edição da prova, que já entrou para o calendário de corridas da cidade. E eu não queria perder, pois seria a oportunidade de correr devidamente uniformizado - com a camisa do Flamengo, é claro

A proposta do Desafio das Torcidas é unir os dois esportes mais praticados no país: Futebol e Corrida de Rua. A ideia é que os corredores participem representado os times que torcem. Além da premiação tradicional para os corredores mais rápidos, há também o prêmio para o time mais rápido.
![]() |
Alguns convocados do Mengão |
Os times que conseguiram o quórum mínimo para a disputa foram os seguintes:
- FLAMENGO
- VASCO
- SÃO PAULO
- BOTAFOGO
- FLUMINENSE
- CORINTHIANS
- PALMEIRAS
- CRUZEIRO
- GRÊMIO
![]() |
Detalhe para a camisa que já está sobrando ![]() |
A PROVA – km a km
(algumas pessoas me falaram que gostam do relato com detalhes, vou separar o detalhamento nessa seção do post. Caso não goste pule para o resultado, um pouco mais abaixo)
Meu planejamento foi o seguinte: Adaptei um treino que estava devendo da planilha, a ideia seria correr os 10km tentando ficar com a FC entre 130 e 150bpm.
![]() |
Os convocados prontos para a largada |
Na largada encontrei dois amigos, o Júnior e o Rodrigo. Mas, como eu iria correr segurando o ritmo e eles iram para os 5km, nos separamos e só voltamos a nos encontrar no fim da prova.
Por um descuido meu, somente fui disparar o Garmin com 1km de prova. A partir daí sempre que passava dos 150bpm o relógio emitia um alarme. Tentei me manter dentro da faixa de frequência, mas era difícil, principalmente nas subidas.
Nos metros finais ainda soltei um pouco as passadas para concluir a prova correndo forte pelo menos na chegada.
![]() |
Gráficos do Garmin - Corri o tempo todo tentando manter a os batimentos sobre controle |
RESULTADO
Não foi muito legal correr o tempo todo escutando o alarme do frequencímetro, mas até que consegui manter os batimentos bem controlados. Terminei com a média de 153bpm, um pouco acima do planejado.
Os resultados estão disponíveis no seguinte link.
Meu tempo, como esperado, não foi dos melhores, 52m26s. Fiquei 129º de 248 no geral masculino.
Depois da prova fiquei para a premiação para saber qual seria o time campeão. Demorou um pouco, pois foi realizada toda a premiação individual primeiro.
Quando finalmente foi divulgado o resultado do Desafio, fomos informados que pelas novas regras o campeão
![]() |
Todas as torcidas juntas |
8ª CORRIDA DO MARMELO
Em 1º de maio, dia do trabalhador, foi realizada na Cidade Ocidental, município do estado do Goiás, a 8ª Corrida do Marmelo. Essa é uma corrida que eu tinha muita curiosidade para conhecer. É uma prova mais simples, realizada numa cidade pequena do entorno do Distrito Federal. Esse ano teve apenas 272 concluintes. Já tinha lido alguns relatos elogiando a prova decidi participar como treino nessa também.
![]() |
Muito sol na largada |
A organização disponibilizou alguns ônibus para levar os corredores dos 5km para sua largada e para trazer todos os participantes de volta para a cidade após a prova.
Não gosto muito de ficar reclamando aqui no blog sobre a desorganização nas provas que participo. Posso acabar sendo injusto, até porque organizar uma corrida não deve ser nada simples. Mas, na Corrida do Marmelo houve certa desorganização na entrega dos chips, faltou água em alguns pontos do percurso, acabou o kit reposição antes de chegarem todos os corredores, e houve muita confusão na premiação ao final da prova. Às 12h30 ainda não tinham liberado os ônibus para levar os corredores de volta à largada. Espero que esses problemas sejam revistos para os próximos anos.
A PROVA – km a km
(algumas pessoas me falaram que gostam do relato com detalhes, vou separar o detalhamento nessa seção do post. Caso não goste pule para o resultado, um pouco mais abaixo)
Novamente fui para treinar tentando manter a frequência cardíaca controlada. Dessa vez desliguei os alarmes do Garmin para não ficar incomodando ninguém durante a corrida.
Vejam aí em baixo alguns dados da minha participação:
Com o calor que estava fazendo e em função do percurso começar em subida, não consegui manter os batimentos muito baixos. Mesmo assim, corri muito bem com a respiração sempre controlada e sem fazer força. Dos 5km em diante era só descida, então acabei me empolgando um pouco e aumentei o ritmo progressivamente. Terminei a prova com 157bpm de média.
RESULTADO
Na chegada, mais uma vez soltei as passadas. Fiz um sprint usando a energia de sobra tinha para gastar. Passei muita gente no metros finais e fechei a prova com 51'33" pelo tempo oficial.
Os resultados estão disponíveis no seguinte link. Fiquei em 92º de 141 na classificação geral masculino e em 13º na faixa etária.
Problemas a parte, a Corrida do Marmelo foi uma prova gostosa de participar. Se o percurso fosse corretamente aferido em 10km, seria uma boa oportunidade para tentar fazer a melhor marca na distância.
CONCLUSÃO
Foi muito bom correr tranquilo e curtindo a paisagem nas duas provas. Mas, acabei ficando bem fora da programação do treino tanto numa prova como na outra.
Acho que depois dessa experiência, vou evitar usar provas como treino quando o objetivo for ficar numa zona de frequência cardíaca muito baixa. Mas, tanto pela curiosidade como pela diversão, valeu muito a pena participar das provas.
Bom é isso aí galera. Abraços e bons treinos para todos.
Um super evento, não é Danilo ?? E que imagens belas. Beijo, bom findi a ti e a toda a família.
ResponderExcluirForam duas provas muito legais. Ano que vem devo participar de novo.
ExcluirAbração Ivana
Eu nunca tinha ouvido falar de nenhuma das duas provas. Mais o conhecimento foi bom. Valeu!
ResponderExcluirA corrida do Marmelo apesar de pequena, já é antiga, essa foi a 8ª edição.
ExcluirObrigado pela visita.
Abraços
Parabéns pela dobradinha de provas no final de semana e feriado, Danilo. Não sou muito fã dessas corridas temáticas associadas a um único time de futebol, mas essa iniciativa de uma corrida das torcidas, que possa servir para mostrar que é possível uma convivência pacífica, já considero bastante louvável. Deve ser divertido.
ResponderExcluirAbraço, bom final de semana, bons treinos e corridas.
Fábio
http://fabionamiuti.blogspot.com.br
Olá Fábio, realmente a prova com todas as torcidas é uma forma legal de demonstrar ser possível a convivência. Foi divertido, queria muito ter representado meu time na corrida, mas não fui sorteado.
ExcluirAbraços
Aaah no dia 28/04 eu estava correndo do Cross Country Guará,rs!
ResponderExcluirArrasou na corrida! Isso ae Danilo!
Não participei da do Marmelo tive treinos pesados, fui descansar,rs!
Parabéns pelo resultado !!!
Olá Hayara, eu fiquei com muita vontade de participar da Cross Country do Guará. Achei que faltou uma divulgação maior da prova, fiquei sabendo no dia anterior à prova. Pena ter acontecido no mesmo dia do Desafio, se não fosse isso eu tinha ido. Obrigado pela visita e bons treinos para você.
ExcluirAbraços
Oi, Danilo.
ResponderExcluirParabéns pela participação em ambas as provas. Achei curiosa a realização do Desafio das Torcidas. Deve envolver uma logística e tanto para computar os torcedores de tantos times. Será que tinha o Avaí FC de Floripa? hahaha
Sobre a prova do Marmelo, viajar pra correr é muito legal. Parabéns pelo tempo, afinal correr às 9hs não é fácil.
Abraço e boas corridas.
Helena
correndodebemcomavida.blogspot.com
@Correndodebem
Oi Helena, foi uma experiência diferente correr as duas provas segurando a FC baixa, pra falar a verdade não foi a melhor das ideias, dava muita agonia ter que diminuir o ritmo podendo correr mais, rsrsrs.
ExcluirSobre o Desafio das Torcidas. Achei a proposta muito legal, queria muito ter sido um dos escolhidos para representar meu time. Ah! Pesquisei agora nos resultados e, infelizmente, não teve ninguém correndo pelo Avaí =(
Abraços
Parabéns Danilo! Sou Jander Rodrigues Organizador da 8ª Corrida do Marmelo, realmente não e nada fácil organizar um evento assim esse foi meu primeiro de corrida mas pode ter certeza que nos próximos anos iremos corrigir todos esses erros. Muito Obrigado que venha 9ª Corrida do Marmelo!
ResponderExcluirOlá Jander,
ExcluirObrigado pela visita. Tenho participado de muitas corridas e vejo que é um evento complexo. Como disse no relato, eu gostei de participar e conhecer a prova. Quero participar novamente e correr mais solto.
Quando for divulgar a prova ano que vem me avisa para eu publicar aqui no blog também.
Abraços
olaa...eu estava no desafio das torcidas...a minha proxima corrida é a da uniao europeia, vc va?
ResponderExcluirOlá Marcya, acho que minha próxima será Cross Parques em Águas Claras. Ano passado fui na União Europeia e gostei muito. Dessa vez não vou, ela coincidiu com um treino forte que farei no sábado de manhã. Tenho alguns amigos que irão.
ExcluirBoa prova para você, aproveita que será num percurso diferente.
Abraços
Vim te desejar um excelente findi, amigo. Beijo e bons treinos.
ResponderExcluirJá estão divulgando a corrida do Marmelo de 2014.
ResponderExcluirCleu