
Minha nota: 5 de 5 estrelas
A Morte de Ivan Ilitch" mergulha na inevitabilidade da morte. Tostói desnuda a existência de Ivan Ilitch, revelando suas escolhas, arrependimentos e seu confronto doloroso com a finitude da vida.
Para mim, foi uma experiência diferente explorar as páginas desse autor clássico. Sua escrita é direta e envolvente. Este foi o primeiro livro que li do Tostói, me senti transportado para dentro das "cenas", tanto pela clareza nas descrições, como nos diálogos bens realistas.
Além da narrativa centrada na vida medíocre do personagem principal, o livro oferece uma perspectiva crítica sobre a sociedade da época, destacando os relacionamentos frágeis até mesmo com a família.
É impressionante como, mesmo após 150 anos de sua publicação, a obra continua a ressoar na sociedade contemporânea, especialmente ao abordar temas como a busca pela validação social, quando vemos a necessidade de performance nas redes sociais, aspectos que são tão presentes em nosso cotidiano, o que se convencionou chamar de a "Sociedade do Espetáculo".
Tanto pelo tema quanto pela trama, o livro destaca a importância de viver uma vida plena, sem arrependimentos. No entanto, devo alertar que a representação gráfica do fim depressivo pode não ser adequada para leitores sensíveis ou que não estejam em um estado emocional estável. Mas, recomendo este livro a todos que estão bem e buscam uma leitura impactante.
Veja todas as minhas resenhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário