
Minha nota: 4 de 5 estrelas
"A Sociedade do Cansaço" do Byung-Chul Han traz conclusões alarmantes sobre como os indivíduos atualmente se cobram, numa busca incensante por um desempenho inalcançável.
Apesar de em alguns momentos o texto ser simples e direto, na maior parte do livro os argumentos são contraintuitivos, resultantes de muitas alegorias e referências. O livro é curto, mas bem denso.
Entendo que este texto não é uma resenha. Pois, a primeira sensação que tive ao terminar a leitura, foi de não ter entendido quase nada. Talvez eu não tenha o embasamento necessário para compreender as críticas e comparações a grandes pensadores - filósofos, sociólogos e psicólogos - que permeiam o livro. Ou talvez o fato de ter optado pelo formato de áudio-livro não tenha permitido a dedicação total exigida por essa obra.
Apesar de não me sintir apto em emitir um julgamento completo sobre o livro, ou até mesmo em formular uma resenha definitiva, não posso deixar de enfatizar que a leitura gerou em mim uma série de reflexões após seu término. Penso em reler 'A Sociedade do Cansaço' em algum momento no futuro, na esperança de desvendar camadas que escaparam à minha compreensão inicial. Quem sabe um dia retornarei a estas palavras para atualizá-las. Por enquanto, fica aí como uma recomendação.
View all my reviews